segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Favor de Deus

Neemias 2:18a - Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável.

779640_30359765 Amados irmãos e irmãs em Cristo, quanto mais buscamos os segredos escondidos na Palavra de Deus, mais e mais nos deparamos com as grandezas a serem reveladas. Em hebraico, o nome Nehemyã significa Javé Conforta, ou Deus é o meu deleite. Isso mesmo! Hoje vamos compartilhar de uma das histórias mais lindas da Bíblia Sagrada - pelo menos para mim - a história de um simples e humilde copeiro que tinha o seu coração no Senhor e constantemente se dirigia a Ele como ‘meu Deus’ e ‘Deus dos céus’ e tornou-se governador devido a sua tenacidade. Homem de respeito e prudente.Estas são algumas das características do livro histórico de Neemias e o versículo em questão fica claro a provisão do Senhor para com os objetivos e metas que o copeiro queria alcançar. Ao saber que os restantes dos judeus, que ficaram do cativeiro, lá na província estavam em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo, colocou ardentemente em seu coração o desejo de reconstruir e restaurar tudo que estava em ruínas.

Mais porque a mão de Deus fora favorável a eles? Posso citar aqui três importantes fatores que culminaram para que isso acontecesse.

Visão: em primeiro lugar, Neemias chama a atenção para que todos vejam a miséria em que estavam, a situação deprimente de Jerusalém... há momentos que precisamos olhar no espelho da vida e saber como estão os muros da comunhão, como andam as portas da humildade, de que maneira se encontram os umbrais da obediência.

Ação: em segundo lugar, ele convoca, convida todos para se unirem e juntos trabalharem na restauração daquilo que estava em ruínas... precisamos parar de andar na contra mão da vontade do nosso Deus e dos nossos lideres, pois o próprio Jesus disse que aquele que não junta espalha. Temos que ser mais solícitos e menos indiferentes.

Propósito: e em terceiro lugar, Neemias mostra a meta, o objetivo de todo trabalho quando fala claramente ‘não sejamos mais um opróbrio’... quando os propósitos são para a glória de Deus e não apenas para satisfazer nosso pequeno egocentrismo, somos abençoados pelo Senhor.

Aí esta a reposta porque a mão de Deus foi favorável a Neemias e a todos os que com ele estavam. Seus objetivos não foram egoístas, mais demonstrou amor a Deus e ao próximo. Que todos nós possamos aprender com este homem de valor e com seu honesto caráter, pois é tempo de restituirmos Jerusalém.

A Paz do Cristo seja com todos.

Nenhum comentário: