"O Livro"

II Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Boa tarde aos meus amados e amadas em Cristo, que a gloriosa Paz do Senhor seja com todos.
O ardente anseio de meu coração neste dia é compartilhar algo de Deus para nossas vidas no tocante a um assunto muito pouco ensinado; a plena, real e profunda importância da Bíblia, ou seja, "O Livro". O termo "Bíblia" de origem grega quer dizer "livrinhos" e tem um papel fundamental na vida do cristão. Horace Greeley, um influente jornalista americano e fundador do Partido Republicano Norte Americano, afirma categoricamente: "é impossível escravizar mental e socialmente um povo que lê a Bíblia". Mas infelizmente pesquisas feitas comprovaram que apenas 5% dos 'crentes' lêem a Bíblia, enquanto 95% não a lêem, não meditam sobre o rico conteúdo do "Livro". Esta meditação não está relacionada apenas aos momentos de culto, mas sim em uma leitura diária do "Livro". Segundo alguns pastores e teólogos, podemos afirmar que a palavra no original hebraico é traduzida por 'meditação' e pode ser comparada com o 'ruminar', com o 'mascar'.
Partindo deste princípio podemos ver claramente os propósitos e fins que "O Livro" exerce na vida de um cristão. Além de ser totalmente, absolutamente inspirada por Deus, a escritura, isto é, "O Livro" é útil, proveitoso para 'o ensino', para 'redargüir', para 'corrigir' e 'instruir em justiça'.
Nesta primeira parte vamos destacar apenas a característica do 'ensino'. A palavra ensino significa indicar, transmitir, encaminhar. Fornecer ou obter informações ou esclarecimentos.
É o que Deus faz na vida do Josué. Ao falar com Josué, o Senhor deixa bem claro suas promessas decorrentes da instrução dada ao seu ungido: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei (Josué 1:2, 3 e 5). Mas vem também a instrução, o esclarecimento, o ensino: Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca "O Livro" desta lei; antes medita "Nele" dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto "Nele" está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Josué 1:7 e 8). Ou seja, o ensino, a instrução do Senhor é clara e objetiva, sem rodeios. Josué faça assim e então assim acontecerá contigo. Fácil não! É por isso que muitos estão perecendo dentro de nossas igrejas hoje, porque não conhecem os ensinamentos que existem dentro do "Livro" da parte do nosso Deus. Que cada um de nós possamos nos dedicar mais no meditar deste "Livro", pois o tempo, a atenção, a dedicação e cuidado, o valor e a prioridade que temos para com "O Livro" mostra o relacionamento que temos com o seu autor.
Lembre-se amados: este é o único "Livro" que temos o privilegio de lermos junto, na companhia do autor.
Que o Espírito do Senhor, o autor do "Livro" seja com todos!


Evangelista Cesar Augusto A. Tucci
ICPB - Ministério Porta da Vida / Sede
Rua Francisco Lopes, 128
Santa Felícia - São Carlos - SP
email: evangelistacesar@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Para Vencer É Preciso Descer"

"O Rei Vai Devolver”

"No Que Pensar?"