‘Caindo em Si’

Lucas 15:17 - E, caindo em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

1135208_19357079 Sem muitas palavras, nesta conhecida passagem do filho pródigo, pode-se ver claramente o 'arrependimento' e a 'humildade' aflorados no coração daquele jovem. Quando acabou os seus recursos e todos haviam lhe abandonado, ele chegou praticamente ao fundo do poço. Os versículos anteriores nos mostram uma grande fome vindo sobre aquela região e ele desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
Ele viu o erro que havia cometido e suas conseqüências eram dolorosas, pois ao 'olhar para si mesmo' viu a sua própria miséria; reconheceu as falhas e tomou um posicionamento. Ele se levantou e foi ao lugar certo, foi até o Pai.
Mesmo sendo filho, voltou sem cobranças, sem soberba e sem imposições, voltou arrependido e humildemente. Estas qualidades em sua vida fizeram com que ele recebesse do Pai, novas vestiduras, um novo anel, novas sandálias e ainda comemorou sua volta com alegria e uma grande festa.
Louvado seja Deus!
Este filho encontrou 'a tempo' o lugar de respeito e dignidade de volta.
Diferente de Esaú, irmão de Jacó, que ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. Mas Isaac já tinha dado a benção para Jacó e então levantou Esaú a sua voz, e chorou. A Palavra de Deus diz na carta aos Hebreus que Esaú vendeu seu direito à primogenitura por um prato de lentilhas e afirma que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
Fica claro para todos nós que precisamos 'cair em si', olhar para nós mesmos, para nossas atitudes e ações enquanto ainda há tempo para se 'arrepender' e se 'humilhar'.
Creio que os ensinamentos são notórios e a escolha é responsabilidade apenas nossa.
Afinal um escolheu viver sua vida do seu modo e outro trocou aquilo que era de seu direito por um pequeno prato de lentilhas.
É hora de olharmos para nós mesmos e cairmos em si.
Não existe melhor lugar para estamos que na presença e sob os cuidados e valores do Pai, que nos ama e nos entende.
A Graça e a Unção reinem sobre todos.


Evangelista Cesar Augusto A. Tucci
ICPB - Ministério Porta da Vida / Jd. Dona Francisca
São Carlos - SP
cesartucci@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Para Vencer É Preciso Descer"

"No Que Pensar?"

“Os Abalos De Deus”