“De Ninguém a Alguém”

1170184_21646555 Mateus 1:5 - E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;

Paz do Senhor Jesus a todos vós.

É extremamente lindo como a Palavra de Deus é cheia de segredos e mistérios que passam despercebidos de nossas vidas. Mas quando deixamos o comodismo de lado e passamos a examinar as escrituras, permitindo que o Espírito de Graça ministre dentro do nosso ser, descobrimos grandes segredos.

Não é muito comum ouvirmos mensagens em chaves genealógicas mais existe algo muito profundo neste texto.

Quero neste dia pela permissão do Espírito de Deus falar da uma mulher que teve sua historia mudada pelos seus atos e pela sua fé, que passou de ‘ninguém’ a ‘alguém’ muito importante, até mesmo em nossas vidas.

Quando lemos este versículo, encontramos uma mulher chamada Raabe e para saber algo, precisamos voltar à história um pouco atrás. Do hebreu, Raabe tem por significado ‘insolência’, ‘desaforo’. No livro de Josué vemos a mesma mulher que reside em uma casa sobre os muros da cidade de Jericó, dona de uma estalagem e prostituta, ou seja, alguém desprezada e marginalizada pela sociedade, humilhada e desacreditada pela família. Em outras palavras ‘alguém’ que a principio não era ‘ninguém’. Só que em Deus a historia nunca termina assim.

Através de sua fé e de suas obras, Raabe alcança uma grande mudança de vida. Ao acolher dois espias do Josué que foram espiar a cidade, ela deixa bem clara sua fé no Deus de Israel quando declara com sua boca: “O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra (Josué 2:11). Após isso ela faz um aliança com os dois espias e salva suas vidas. Na aliança ela roga-lhes que seja salva ‘toda’ sua família.

Através das atitudes de Raabe, vemos no mesmo livro de Josué a cidade de Jericó tomada e destruída mais a aliança prevaleceu: Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó (Josué 6:25).

Uma mulher que tinha uma historia de vida tão sofrida, amargurada e desprezada deixa para todos nós um ensinamento. Uma mulher que era ‘ninguém’ agora tem seu nome na carta aos Hebreu como exemplo de fé: Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias (Hebreus 11:31), na carta de Tiago: E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? (Tiago 2:25) e ainda mais, casou-se com um príncipe de Judá, Salmon e dela descendeu a linhagem do rei Davi que descendeu o nosso Salvador, Jesus o Cristo. E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão... (Mateus 1:6).

Uma mulher que deixa de ser ‘ninguém’ e passa a ser ‘alguém’ tão importante em nossas vidas. Por isso meus amados, não vamos olhar para a aparência, para as condições ou circunstancias, no Senhor, em Deus com fé genuína e boas obras tudo pode mudar. O Senhor ainda muda histórias e vidas.

Que a Graça e o Amor do Senhor abençoe a cada um.

Paz!

Evangelista Cesar Augusto A. Tucci

ICPB - Ministério Porta da Vida / Jd. Dona Francisca

São Carlos – SP

orkut: cesar tucci

msn: cesartucci@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Para Vencer É Preciso Descer"

"No Que Pensar?"

“Os Abalos De Deus”