"O Livro - Parte II"

II Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Bom dia povo de Deus. Que Cristo e sua gloriosa Paz seja com todos.
Voltando a meditação no tema que iniciamos no domingo passado, sobre "O Livro", vamos hoje meditar em outra característica importante: corrigir. Tem por significado: mudar para bem ou para melhor; tirar defeitos; eliminar os erros. Partindo deste princípio podemos olhar pala o livro de II Reis e ver o rumo de toda uma nação em pleno estado decadente ser 'corrigido'.
Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e fez o que era reto aos olhos do SENHOR andando em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda. E o que mais chama a atenção neste texto tão rico para a vida do cristão é que Juerusalem estava fora dos propósitos do coração do Senhor e isso só foi descoberto depois de se ler "O Livro". II Reis 22:8 - Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei "O Livro" da lei na casa do SENHOR. E Hilquias deu "O Livro" a Safã, e ele o leu diante do rei. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do "Livro" da lei, rasgou as suas vestes e disse: Ide, e consultai o SENHOR por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste "Livro" que se achou; porque grande é o furor do SENHOR, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste "Livro", para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito. Quando lemos e analisamos o texto, vemos que o rei ao ficar consciente dos caminhos errados em que o povo e a nação andavam, turbou-se e procurou 'corrigir', 'eliminar' os erros que estavam cometendo diante dos estatutos do Senhor. No capitulo seguinte o rei lê para todo o povo "O Livro" e refaz, restaura a aliança com o Deus Vivo. II Reis 23- O rei subiu à casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do "Livro" da aliança, que se achou na casa do SENHOR. E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o SENHOR, para seguirem o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele "Livro"; e todo o povo apoiou esta aliança. Como conseqüência deste nobre e sábio gesto do rei, toda idolatria, profanação e todas as abominações que eram cometidas no meio do povo é 'eliminada' trazendo de volta a celebração da Páscoa e devolvendo a Israel novamente a Paz e o Honra.
Que ao meditarmos no "Livro", possamos ver realmente onde estamos em falha com Deus e 'eliminar', 'corrigir' nossas faltas para alcançarmos mais o favor do nosso Senhor.
Que o Deus de Josias seja com todos!


Evangelista Cesar Augusto A. Tucci
ICPB - Ministério Porta da Vida / Sede
Rua Francisco Lopes, 128
Santa Felícia - São Carlos - SP
email: evangelistacesar@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Para Vencer É Preciso Descer"

"No Que Pensar?"

“Os Abalos De Deus”